A filosofia de projeto do Caravan é basicamente a mesma usada em todos os outros monomotores asa alta da Cessna: "se há pouco que possa dar errado, há mais possibilidades de que tudo dê certo".
O Cessna 208 Caravan é um monomotor de asa
alta. Todos os modelos do Caravan, incluindo o Gran Caravan, estão propulsados pelo poderoso turboélice Pratt & Whitney PT6 de turbina livre. Esse motor tem merecida fama por ser um dos motores mais confiáveis já produzidos.
Motivada pela obsolescência das aeronaves deste nicho de mercado, a Cessna iniciou o desenvolvimento da aeronave. Logo despertou o interesse da empresa de correios americana Federal Express (Fedex), o primeiro grande cliente do avião. A aeronave é usada em localidades com pouco volume, alimentando linhas com aeronaves maiores. O Caravan voou pela primeira vez em 1982. O primeiro modelo de produção foi denominado 208A. Uma versão alongada voou pela primeira vez em 1986 e recebeu a designação 208B.
Esta aeronave é utilizado principalmente como utilitária, para o transporte de pessoas
e de pequenas cargas. As versões especializadas em transporte de carga são
conhecidas como Cargomaster. Normalmente, a aeronave transporta de 9 a 14 passageiros e um tripulante.
No Brasil, o Caravan I, primeiro modelo de produção, foi rejeitado, pela Força Aérea Brasileira, como aeronave de carga
por sua pequena autonomia e por ser uma aeronave monomotora (a operação sobre a
amazônia seria perigosa, pois em caso de falha do motor não existem locais de
pouso alternativos). Mas foi aceito como aeronave orgânica do Centro de
Lançamento de Alcântara.
Durante sua
operação, verificou-se que a aeronave é extremamente confiável, robusta, fácil
de operar e manter, o que levou a compras adicionais do modelo. A aeronave
opera com facilidade em pistas de terra ou precárias, mostrando-se uma
alternativa aos maiores Bandeirantes para
o transporte de pequenos volumes, como aeronave de ligação ou pequena
quantidade de passageiros. Estas características se mostraram ideais para as
necessidades da FAB que adquiriu mais aeronaves para integrar algumas unidades
aéreas (1º ETA, 7º ETA e 2º/6º GAv) e outras organizações militares como
aeronave orgânica. Devido a essas qualidades vários pilotos chamavam de Avião
4X4 pelo fato da infra-estrutura aeroportuária do país ser precária em várias
pistas do interior brasileiro em que sua operação é sublime.
A FAB possui
em operação 7 aeronaves Caravan (208A) e 10 aeronaves Grand Caravan (208B),
estas aeronaves receberam a designação C-98 e C-98A.
Chegada de um Cessna 208B, vindo do Centro de
Lançamento de Alcântara - MA ao Hangar da Aeronáutica
no Aeroporto Cunha Machado (SBSL).
FICHA TÉCNICA
MODELO: Cessna 208B Gran Caravan
FABRICANTE: Cessna Aircraft Company. Wichita, Kansas, EUA
REPRESENTANTE NO BRASIL: TAM Aviação Executiva
DIMENSÕES
Comprimento - 12,70 m
Envergadura - 15,90 m
Altura - 4,70 m
PESOS E CARGAS
Vazio - 1.944 Kg
Maximo de Decolagem - 3.985 Kg
Carga útil - 2.041 Kg
Combustível - 1.280 litros
DESEMPENHO
VNE - 325 Km/h
Cruzeiro - 322 Km/h
Estol - 113 km/h
Razão de Subida - 4,7 m/s
Teto de Serviço - 7.000 m
MOTOR
Modelo - Pratt & Whitney PT6A-114A
Potência - 503 KW (675 shp)
Muito explicativo essa postagem sobre aviões cessna caravan. Você está de parabéns.
ResponderExcluirObrigado pelas palavras, nossa filosofia é informar de maneira simples e objetiva todos os nossos leitores, Grande Abraço !!!
ExcluirParabéns, Minha aeronave favorita, linda de beleza e linda de desempenho!
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