quinta-feira, 22 de março de 2012

O gigante A380 está no Brasil

                                                              A380 no pátio do Aeroporto de Guarulhos 

                       Chegou  nesta quinta (22), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP),  o maior avião de passageiros do mundo.  O "tour" pelo País é parte da estratégia da fabricante francesa em apresentar o modelo aos países da América Latina, região que possui uma demanda de 20 aeronaves de grande porte, como o Airbus A380, nos próximos 20 anos, segundo a empresa.  

                

                    


             
                 Após causar alvoroço entre os estusiastas da aviação em São Paulo, o avião A380, da Airbus, irá desembarcar na sexta-feira (23) no Rio de Janeiro. 




               O A380 é considerado o maior avião do mundo, com capacidade para tranposrtar 525 passageiros, em uma configuração de três classes. O modelo, que possui dois andares - chamados de deques - tem alcance de 15.300 km. Segundo a Airbus, o A380 apresenta menor consumo de combustível por passageiro, além de um reduzido nível de ruídos. 







          De acordo com o vice-presidente executivo para a América Latina e Caribe da companhia, Rafael Alonso, o Brasil deverá ser o primeiro País da região que irá operar o A380, graças a demanda crescente de passageiros. "A fusão entre TAM e LAN aumenta as chances de vendermos a aeronave. Quando ela se realizar efetivamente tenho certeza que veremos o A380 na região".






domingo, 18 de março de 2012

Olhares

Hoje na coluna Olhares, a aviação sob o olhar de Paloma Ferreira, em sua mais recente viagem internacional.




Aeroporto de Sidney - Austrália 
                                                       

"O avião decolou e partiu...
Nele vai a esperança,
os sonhos,
os sentimentos... 
Nele vai a vontade de visitar, 
conhecer, 
de vislumbrar 
os locais mais encantadores do planeta."




Embarque - Airbus - A340                               
                                                                                      Fotos : Paloma Ferreira
                                                                       







  Em algum lugar entre o Brasil e a África








 Aeroporto Internacional de Johanesburgo -  África do Sul











terça-feira, 6 de março de 2012

Avião cai no sul do Piauí e mata três pessoas; dois conselheiros do TC estão entre as vítimas


Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta terça-feira (6) no município de Eliseu Martins (470 km de Teresina). Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e os dois tripulantes morreram no local. O avião fazia um voo entre Teresina e Parnaguá, no sul do Piauí.
Em nota oficial, o Tribunal de Contas do Estado informou que o avião levava dois conselheiros do órgão. Morreram Guilherme Xavier de Oliveira Neto e o conselheiro substituto Jaime Amorim Júnior. O nome do piloto não foi informado, tampouco o motivo da viagem.
                                               Guilherme Xavier Neto        Jaime Amorim Júnior
O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Manoel Santos, informou ao UOL que equipes dos municípios de Picos e Floriano foram deslocadas até o local do acidente para realizar o recolhimento de corpos e destroços, mas até o momento as informações sobre o que teria causado a queda da aeronave ainda são preliminares.

“A Polícia Militar, que tem quartel próximo, foi quem nos confirmou o acidente, os policiais foram os primeiros a chegarem ao local. Segundo as primeiras informações, o tempo não estava bom, e o avião teve que voar em altitude mais baixa. Com isso, teria havido a colisão da aeronave com um morro. Mas nada disso está confirmado ainda”, disse.
Segundo informações de blogs da região, cujos representantes chegaram ao local do acidente antes das autoridades, o avião caiu em uma região serrana de difícil acesso. Com a queda, a aeronave explodiu, e os corpos das vítimas foram carbonizados.
Oo acidente será investigado pelos técnicos do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado no Recife.
Fonte: Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió