sábado, 16 de julho de 2011

Aeroporto Marechal Cunha Machado - São Luís - MA

            
             O Aeroporto Marechal Cunha Machado (IATA: SLZICAO: SBSL) , também conhecido como AeroTenda serve a cidade de São Luís, no estado do Maranhão. O atual terminal de passageiros do Aeroporto  foi inaugurado em junho de 1998. Opera vôos regionais, nacionais, recentemente perdeu o título de internacional, em virtude de problemas ocorridos em sua estrutura física e mal gerenciamento por parte da Infraero, estatal responsável pela administração aeroportuária dos aeroportos brasileiros. Tem capacidade para receber aviões de médio porte como Boeing 727, Airbus 320, Boeing 737 e Boeing 767.
              Possue duas pistas de pouso e decolagem:
              - Cabeçeira 06/24 com 2.393 m de comprimentoé dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.
              - Cabeçeira 09/27 com 1483 m de comproimento.

            Ano passado, foi registrado o pouso de um Antonov An124, segundo maior cargueiro do mundo,  com restrições para atender ao transporte de carga para a a Cia Vale do Rio Doce.
            Atualmente o terminal do aeroporto passa por obras de infraestreutura, pois está com sua estrutura comprometida pelas chuvas ocorridas no início de março, o que tem desagradado muitos usuários do seu serviço por causa do desconforto decorrente das obras. A previsão é de que o terminal seja reinaugurado em 150 dias.
            Uma estrutura climatizada de 900 m² e capacidade para 600 passageiros cumpre a função de de terminal, estrutur essa que deixa muito a desejar, sobretudo no aspecto conforto eacesso às aeronaves.


Incidentes e acidentes mais relevantes resgistrados








Década de 2000
  • 5 de maio de 2008: A perna de um mecânico da TAM foi esmagada pelo trem de pouso de um Airbus A320 da empresa que fazia o voo 3892 com destino a Manaus, quando a aeronave estava em solo. O funcionário passou por cirurgia e se recuperou.

Década de 1970
  • 1 de junho de 1973: Um Sud Aviation Caravelle SE 210, de prefixo PP-PDX da Cruzeiro do Sul, indo de Belém a São Luís explodiu quando se aproximava da cabeceira 06 da então única pista do aeroporto. Todos os 23 passageiros e a tripulação morreram. Informações não confirmadas dizem que o acidente ocorreu devido a uma suposta tentativa de sequestro da aeronave, onde a cabine de comando foi invadida por um sequestrador que ao tentar intimidar o comandante dando-lhe uma "gravata", o fez perder o controle da mesma girando-a vertiginosamente a direita na hora do pouso, acarretando o desastre.
Década de 1980

Um comentário:

  1. me lembro desse acidente do caravele meu pai trabalhava no dac e estava de serviço nesse dia

    ResponderExcluir