O Aeroporto Marechal Cunha Machado (IATA: SLZ, ICAO: SBSL) , também conhecido como AeroTenda serve a cidade de São Luís, no estado do Maranhão. O atual terminal de passageiros do Aeroporto foi inaugurado em junho de 1998. Opera vôos regionais, nacionais, recentemente perdeu o título de internacional, em virtude de problemas ocorridos em sua estrutura física e mal gerenciamento por parte da Infraero, estatal responsável pela administração aeroportuária dos aeroportos brasileiros. Tem capacidade para receber aviões de médio porte como Boeing 727, Airbus 320, Boeing 737 e Boeing 767.
Possue duas pistas de pouso e decolagem:
- Cabeçeira 06/24 com 2.393 m de comprimentoé dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.
- Cabeçeira 09/27 com 1483 m de comproimento.
Ano passado, foi registrado o pouso de um Antonov An124, segundo maior cargueiro do mundo, com restrições para atender ao transporte de carga para a a Cia Vale do Rio Doce.
Atualmente o terminal do aeroporto passa por obras de infraestreutura, pois está com sua estrutura comprometida pelas chuvas ocorridas no início de março, o que tem desagradado muitos usuários do seu serviço por causa do desconforto decorrente das obras. A previsão é de que o terminal seja reinaugurado em 150 dias.
Uma estrutura climatizada de 900 m² e capacidade para 600 passageiros cumpre a função de de terminal, estrutur essa que deixa muito a desejar, sobretudo no aspecto conforto eacesso às aeronaves.
Incidentes e acidentes mais relevantes resgistrados
- Década de 2000
- 5 de maio de 2008: A perna de um mecânico da TAM foi esmagada pelo trem de pouso de um Airbus A320 da empresa que fazia o voo 3892 com destino a Manaus, quando a aeronave estava em solo. O funcionário passou por cirurgia e se recuperou.
- Década de 1970
- 1 de junho de 1973: Um Sud Aviation Caravelle SE 210, de prefixo PP-PDX da Cruzeiro do Sul, indo de Belém a São Luís explodiu quando se aproximava da cabeceira 06 da então única pista do aeroporto. Todos os 23 passageiros e a tripulação morreram. Informações não confirmadas dizem que o acidente ocorreu devido a uma suposta tentativa de sequestro da aeronave, onde a cabine de comando foi invadida por um sequestrador que ao tentar intimidar o comandante dando-lhe uma "gravata", o fez perder o controle da mesma girando-a vertiginosamente a direita na hora do pouso, acarretando o desastre.
- Década de 1980
- 3 de fevereiro de 1984: Um Airbus A300 da Cruzeiro do Sul fazia o voo 302 entre São Luís e Belém com 176 pessoas a bordo e foi sequestrado por 3 pessoas que exigiram que o avião fosse levado a Cuba. O avião chegou em Camagüey em menos de um dia e não houve vítimas. Este foi um dos vários sequestros de aviões ocorridos durante o período da Ditaduta militar no Brasil.
me lembro desse acidente do caravele meu pai trabalhava no dac e estava de serviço nesse dia
ResponderExcluir