quarta-feira, 27 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO

São Luís-MA à Fortaleza-CE

            São Luís, madrugada do dia 21 de julho de 2011, chegando ao Aeroporto Marechal Cunha Machado às 02:50 h, para embarcar na aeronave da Companhia Gol, voo G3 1610, com destino a Fortaleza, partida prevista para às 03:40 h.  A primeira impressão que se tem na chegada ao citado aeroporto, é a sensação de que você tá em algum lugar que, se não fosse pelos informativos das companhias aéreas, em nada lembraria um aeroporto. Esse completa falta de estrutura e conforto é ocasionada, sobretudo, pela reforma do saguão de passageiros, que já leva alguns meses e com previsão de término para o final do presente ano.

Aeronave - Boeing 737-800


Condições Atuais do Aeroporto


           Às 03:20 h embarcamos na aeronave de modelo Boeing 737-800, com capacidade para transportar 189 passageiros, na configuração classe única, depois de acomodados e, com pontualidade britânica, acreditem, às 03:40 h  começamos a taxiar até a cabeceira da pista (6/24). Com  potência total nas turbinas, iniciamos a corrida para a decolagem, em uma velocidade de aproximadamente 300 km/h, deixamos o solo ludovicense. Em poucos minutos já estávamos a FL 36, ou seja, 36.000 pés de altura (aproximadamente 11.000 m), em velocidade de cruzeiro de aproximadamente 900 km/h. Com 20 minutos de voo deu início o serviço de bordo, serviço esse, que diga-se de passagem se apresentou muito modesto, foram servidos: água, suco e refrigerante, acompanhados de biscoitos, como mostra a foto abaixo, nada comparado ao que era servido há alguns anos atrás.     

           
                     
          A viagem transcorreu normalmente, não tivemos problemas durante o trajeto, as condições de tempo se mostraram boas, não exigindo da tripulação de comando, nenhuma manobra que desviasse a rota original. Com 40 minutos de viagem, iniciaram-se os procedimentos de aterrissagem, momento em que os spoilers, estruturas localizadas na parte superior das asas, que ajudam a aeronave diminuir a velocidade, foram acionados. Com velocidade entre 234 a 252 km/h, o 737-800 tocou o solo cearense como mostra o vídeo a seguir. Chegamos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins às 4:37 h, e nos deparamos com uma estrutura invejável a qualquer aeroporto do país.

Fortaleza (vista aérea)


Vídeo da aterrissagem no Aeroporto Internacional Pinto Martins







Nenhum comentário:

Postar um comentário