A Aviação Experimental se materializa na construção caseira de aviões, muitos deles fabricados no quintal da casa de apaixonados por engenharia aeronáutica, é considerada um hobby. No Brasil, segundo dados da ANAC, existem mais de 4 mil aeronaves experimentais sobrevoando o céu brasileiro.
Por não ser homologada, uma aeronave experimental é mais barata de voar, pois o nível de exigência de manutenção e de regulamentações é menor. A inspeção anual obrigatória, denominada Relatório de Inspeção Anual de Manutenção (RIAM) é exemplo de uma dessas poucas exigências.
A habilitação de piloto, também é menos exigente, o que reduz seu custo de obtenção e renovação. Como é o próprio construtor que vai voar, se presume que ele conhece a fundo a aeronave que construiu e quais são os riscos. Para pilotar, a regulamentação atual exige uma habilitação de CPD ou CPR (certificado de piloto desportivo ou de recreio).
Como exemplos de aeronaves experimentas, temos:
- Ultraleves
- Balões
- Girocópteros
- Dirigíveis
- Planadores
- Motoplanadores
- E outras aeronaves não homologadas;
IMAGENS:
sugiro postar foto do AC-15-AC-12 E outros modelos do Sr Altair Coelho, pois trata-se de projeto experimental 100% brasileiro. www.altaircoelho.com.br
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