sábado, 3 de setembro de 2011

Clássicos - Cessna 152





O Cessna 152 é um avião de fabricação americana, para dois passageiros, e com trem de pouso fixo e triciclo. É utilizado para treinamento de vôo e uso pessoal.



Inicialmente entregue em 1977 como modelo do ano de 1978, o 152 foi uma modernização do já muito usado Cessna 150. O 152 foi criado para competir com o novo Beechcraft Skipper e o Piper Tomahawk, quando ambos foram lançados no mesmo ano. As metas adicionais de design eram para melhorar a carga útil trazendo um aumento de "Gross Weight" ou peso total para 757 kg (1670 lbs), diminuir os níveis externos e internos de ruído e funcionar melhor no combustível 100LL que acabara de ser lançado.
Como o modelo 150, a grande maioria dos 152 foram construídas na fábrica da Cessna em Wichita, Kansas. Algumas aeronaves também foram fabricadas pela Reims Aviation of France e ganharam a designação de F152/FA152.


A produção do 152 se encerrou em 1985 quando a Cessna terminou a produção de todos seus aviões leves; naquela época, um total de 7,584 exemplos do 152, incluindo o A152 e o FA152 Aerobat (versões acrobáticas), foram construídos mundialmente.
Em 2007 a Cessna anunciou que iria construir um novo sucessor, designado como 162 Skycatcher.
Todos os 152 foram construídos com um motor Lycoming O-235.
O Lycoming provia não somente um aumento na potência em relação ao Cessna 150, mas também era mais compatível com o novo combustível 100LL.
Os Cessna 152 produzidos entre 1977 e 1982 foram equipados com os motores Lycoming O-235-L2C produzindo 110 hp (82 kW) a 2550 RPM. Este motor ainda sofreu alguns problemas de "lead-fouling" em serviço e foi sucedido em 1983 pelo 108 hp (81 kW) O-235-N2C que apresentava um novo design de pistão e uma câmara de combustível adaptada para reduzir este problema. O motor N2C foi utilizado até que a produção do 152 se encerrou em 1985.
A fuselagem dos 152 é construída inteiramente em metal. Primeiramente era a liga de alumínio 2024-T3, porém, alguns componentes como as pontas das asas e carenagens eram feitas de fibra de vidro. A fuselagem é uma estrutura semi-monocoque: ela tem anteparas verticais e molduras juntadas por longarinas que atravessavam a fuselagem. A parte metálica da aeronave é rebitada, o que permite às cargas se espalharem sobre a estrutura inteira. As asas eram de um design sustentado por montantes que tem 1 grau de ângulo diedro. A porção cônica de cada asa tem um grau de "washout" (a corda da seção da ponta tem um grau a menos de ângulo de ataque que a corda no fim da seção de largura constante). Isso permite uma eficácia maior do aileron durante um "stall", porém ainda é muito menos que os 3 graus usados nas asas do Cessna 172.


Os controles duplos são disponíveis como um equipamento opcional no Cessna 152 e quase todos os 152 tem esta opção instalada.


O Cessna 152 é equipado com ailerons diferenciais que se movem 20 graus para cima e 15 para baixo. Ele tem Flaps do tipo Fowler que são operados elétricamente e permitem uma operação máxima de 30 graus. O leme pode mover-se 23 graus para cada lado e é equipado com um compensador ajustável. Os profundores se movem 25 graus para cima e 18 para baixo. Um compensador ajustável é instalado no profundor direito e é controlado por uma pequena "roda" no centro do painel da aeronave. O compensador se move 10 graus acima e 20 graus para baixo relativos à corda do profundor.
O Cessna 152 é equipado com um trem de pouso triciclo fixo. O trem principal é uma perna de aço tubular cercado pelo comprimento total da carenagem, com um degrau para o acesso à cabine. o trem principal tem uma "wheelbase" de 2.3 m.
O trem do nariz é conectado ao montante do motor e tem uma estrutura com óleo para absorver cargas operacionais normais. O trem do nariz é "orientável" por 8 graus para cada lado a partir do neutro e pode curvar por freios diferenciais em até 30 graus. É conectado aos pedais do leme para sua operação.


O sistema de frenagem em um único disco de freio desenvolvido para o trem principal e operado por um sistema hidráulico. Os freios são operados empurrando a parte de cima dos pedais de leme. Também é possível utilizar freios diferenciais quando taxiando, o que permite fazer curvas fechadas.
O 152 também é provido por um sistema de freio de estacionamento. Este é aplicado por pressionar ambos os travões de pé do freio e então empurrando a alavanca de "Park Brake" para a esquerda do piloto. Os travões de pé são então soltos, mas a pressão é mantida no sistema deixando ambos os freios aplicados.
O pneu padrão utilizado é o 600 X 6 no trem principal e 500 X 5 no trem do nariz.

Características Gerais

  • Tripulação: 1 piloto
  • Capacidade: 1 passageiro
  • Comprimento: 7.3 m (24 pés 1 pol)
  • Envergadura: 10.2 m (33 pés 4 pol)
  • Altura: 2.6 m (8 pés 6 pol)
  • Area da asa: 14.9 m² (160 pés²)
  • Peso vazio: 490 kg (1,081 lb)
  • Peso Max. de decolagem: 757 kg (1,670 lb)
  • Motorização: 1× Motor Lycoming O-235-L2C , 110 hp (82 kW) movendo uma hélice de passo fixo de 175 cm (69 pol).


Desempenho

  • Velocidade máxima: 110 kt (204 km/h)
  • Velocidade de cruzeiro: 107 kt (198 km/h)
  • Velocidade de estol: 43 kt (79 km/h) s/ motor e full flap
  • Autonomia: 589 km (366 milhas), maior economia (best economy)
  • Autonomia estendida: 1,280 km (795 milhas), com tanques de alta autonomia
  • Teto de serviço (altitude máxima): 14.700 ft (4.480 m)
  • Distância de decolagem: 221 m (725 ft)
  • Taxa de subida: 715 ft/min (3.6 m/s)
  • Carga da asa: 10.44 lb/ft² (51 kg/m²)
  • Potência/Massa mínima: 0.066 hp/lb (108 W/kg)

Fonte: Wikipédia

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