segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OS AEROPORTOS MAIS INCRÍVEIS E PERIGOSOS DO MUNDO

        Alguns aeroportos no mundo, apresentam condições extremas de pouso e decolagem, tais como: pistas curtas, nevoeiro, ventos cruzados, inclinação, assim como, uma infraestrutura na mínimo curiosa e suas localizações.

1  - Aeroporto Princesa Juliana, Caribe

     Localizado na ilha tropical de St Maarten, nas Antilhas Neerlandesas é o segundo aeroporto com maior movimento do Caribe. Foi batizado graças a então princesa herdeira Juliana dos Países Baixos. É considerada uma das pistas mais difíceis de se aterrissar, devido ao seu tamanho reduzido, e pela localização da pista, que fica bem próximo à praia. Contudo, mesmo com o tráfego diário de aviões Boeing 747, MD-11, Boeing 757/767, nunca houve qualquer acidente.










2  - Aeroporto de Funchal - Ilha da Madeira

     Sua pista é ladeada de um lado pelo mar e pelo outro a montanha, a curta pista do aeroporto de Funchal foi encompridada por uma espécie de ponte para atingir o comprimento de 2.700 metros. Tal ponte, que ganhou a menção de uma das obras de engenharia mais notáveis do século XX, tem 180 colunas e 70 metros de altura.




      As suas pistas 5 e 23 são consideradas umas das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido à alta turbulência sentida quando o vento é superior a 15 nós, sendo geralmente de direção 300 e 020. Na aproximação à pista, ventos descendentes e ascendentes (quando muito próximo da pista) e durante a aterragem é sempre esperada, por protocolo, grande turbulência assim com rajadas de vento laterais. Outra dificuldade sentida pelos pilotos, é o uplift (força ascendente) quando a aeronave sobrevoa a pista, dando uma sensação que o avião "não quer" aterrar. Devido às dificuldades técnicas apresentadas aos pilotos, é necessário uma licença especial para operações neste aeroporto.

3 - Aeroporto de Lukla, Nepal

      A cidade de Lukla está situada a 2.860 metros de altura, estando assim na base do monte Everest, tento muita circulação de turistas e aventureiros que vêm ou vão a Katmandu, capital do Nepal.



       A pista de Lukla foi construída nos anos 1960 sob ordens de Sir Edmund Hillary, o primeiro homem a alcançar o Everest. Nele, ao desembarcar ou decolar, não há margem para erro.
A pista tem 351 metros de comprimento com uma inclinação que alcança 30 metros a partir da base ao topo, dando-lhe um ângulo de cerca de 10 graus.
Para complicar ainda mais, no final da pista existe um abismo de cerca de 770 metros. Lukla é a pista onde todos que querem explorar o Himalaia são obrigados a desembarcar.
A emoção para escalar o Everest começa na chegada em Lukla.

4 - Aeroporto de Gilbratar

        A cidade de Gibraltar tem o único aeroporto internacional do mundo onde você, depois de aterrissar, pode ir caminhando até o centro da cidade, distante cerca de 500 metros. Mas as comodidades param por aí, porque a turbulência provocada pela formação rochosa a 400 metros da pista provocam sérias sacudidas nos aviões. A bizarrice deste aeroporto fica por conta da pista curta em uma cidade espremida entre montanhas, o que tornou imperativo que uma avenida atravessasse-a, por onde trafegam os veículos normais da cidade nos intervalos entre pousos e decolagens.




5 - Aeroporto de Courchevel, França

    Localizado na França, em uma área própria para a prática de esqui, o aeroporto de Courchevel nada mais é que um pedaço dos Alpes Franceses, transformado em pista de pouso. Com apenas 525 metros de comprimento e um desfiladeiro ao final de 1.722 pés, congelados, ele mais parece um tapete de gelo, com muito vento e condições climáticas que impossibilitam qualquer pouso suave.



2 comentários:

  1. esse primeiro aeroporto é igual ao marechal cunha machado em dia de chuva com os aviões pousando pelo lado do terminal de integração do são cristovão kkkkk... massa essa postagem...

    Abraços do Camarão.

    ResponderExcluir