O Embraer AT-26 Xavante é uma das aeronaves mais importantes para a indústria de aviões militares brasileira. O Xavante por muito tempo foi o jato de treinamento avançado da Força Aérea Brasileira.
Originalmente chamado de MB 326, no Brasil essa aeronave foi denominada AT-26-XAVANTE, é um caça de linhas fluídas de excelente poder de manobras e performances, características que o colocou na liderança dos aviões de treinamento dos anos 60.
A EMBRAER fabricou sob licença o MB 326 (AT-26-Xavante), para a FAB. Essa aeronave, era utilizada para missões de reconhecimento e ataque,como armamento, ele possuia 6 pontos fixos para até 1.814 kg de cargas externas, sob as asas, incluindo 2 metralhadoras Browning de 50”.
No dia 2 de dezembro de 2010, o Xavante AT-26 deixou de fazer parte do rol das aeronaves operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). Por se tratar de uma aeronave muito antiga e obsoleta, ficaria inviável modernizá-la, recentemente foi substituída pelo AMX-T, na conversão de pilotos de jatos e pelo ALX, uma versão melhorada do Tucano, utilizada para ataque ligeiro e treino básico.
Ficha Técnica
Nome | AT-26 Xavante |
Tipo | Aeronave de treino avançado e ataque ao solo |
Fabricante | EMBRAER |
Autonomia | 648 km |
Velocidade Máx. | 871 km/h |
Altitude Operac. | 14.000m |
Motor | Rolls-Royce MK-540 |
Envergadura | 10,84 m |
Altura | 3,72 m |
Comprimento | 10,65 m |
Peso Máx. | 5.220 kg |
Armamento | Variável |
Operadores | Brasil, Argentina, Paraguai e Togo |
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