O Pilatus PC-12 é um avião turbohélice pressurizado de alta-performance fabricado pela companhia Suiça Pilatus Aircraft cuja estrutura é fabricada quase na totalidade em Portugal pela OGMA S.A. em parceria com Listral (Estruturas Aeronáuticas) S.A . Trata-se de um avião monomotor, impulsionado pela tradicional e confiável turbina Pratt & Whitney PT6A, de fabricação canadense.
Com esta motorização que fornece 1200 SHP de potencia de decolagem o PC-12 apresenta uma ótima flexibilidade para pousos e decolagens em pistas curtas e não preparadas. Além disso, sua cabine é pressurizada e possui portas separadas para passageiros e carga.
FICHA TÉCNICA
- Velocidade de cruzeiro de 500 km/h;
- Capacidade para até 09 (nove) passageiros (configuração alta-densidade);
- Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem = 1.000 Metros (Lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Motorização: Pratt & Whitney PT6A (1.200 Shp);
- Alcance máximo (MTOW): 2.850 Quilômetros (Reserva 45 minutos);
- Consumo de combustível (MTOW) : 265 Litros / hora (85% potência);
- Teto de serviço: 8.500 Metros.
Gosto muito de aviacao e para min considero o Pilatus um aviao muito interessante, talvez seja o mais sujestivo para uma empresa e uma familia que possua fazenda ou resida em algum lugar afastado dos grandes centros como Sao Paulo, tem uma otima velocidade gasta pouca pista e e rustico
ResponderExcluiraguenta pistas de terra, alem de voar em 500 kil. hora possue um consume bem economico, agora ele custa bem caro porque e bom.
Só faltam os recursos. Até onde li é um avião excepcional, operando em todo tipo de terreno. Gostaria de possuir um !
ResponderExcluir