segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aeronave da Azul faz pouso por engano em aeroporto privado de Timon-MA

  



    Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí neste domingo (30) acabou pousando por “engano” em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. A "visita" surpresa causou espanto em quem estava próximo à pista. “Quando eu vi foi aquela ‘zuada’ no fim da pista, vi ele fazendo o retorno, parou por 2 ou 3 minutos e pegou voo novamente”, relatou o vigia do local, Francisco Vieira Sobrinho.



    O avião era um moderno 190 da Embraer com 80 passageiros e 4 tripulantes. A distância entre a pista de propriedade particular e o aeroporto de Teresina é tão pequena (6 km), que a carta que os pilotos recebem para fazer um pouso visual mostra as duas pistas.
    Sobre o incidente, a Infraero afirmou que não teve nenhuma responsabilidade, o aeroporto de Teresina estava preparado para receber o avião. “Essa infra-estrutura estava totalmente disponível, cabe à companhia aérea fazer suas investigações e suas avaliações”, disse o Superintendente da Infraero, Wilson Estrela Oliveira.
     Esta não foi a primeira vez que um incidente como este aconteceu aqui. Segundo a Infraero, há dez anos outro avião de passageiros que vinha aqui para Teresina também pousou, por engano, na cidade vizinha de Timon. As duas cidades são separadas apenas pelo rio Parnaíba.
    A Azul Linhas Aéreas informou, em nota , que o pouso no aeroporto errado aconteceu devido uma falha operacional - expressão que, no mundo aeronáutico, costuma ser entendida como admissão de erro do piloto.
Fonte: globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário