O Beechcraft Bonanza é uma das mais significativas aeronaves civis da história da aviação.
O Beechcraft V-35 Bonanza nasceu em 1947 , tendo como principal entusiasta o próprio Walter Beech, na época o proprietário da marca. A versão alongada e melhorada do Bonanza V-35, chamada Bonanza A-36, ainda continua a ser produzida em Wichita no Kansas - EUA, mas agora sob a nova denominação G-36, como avião de turismo ou avião de negócios privado.
Na verdade, a forma geral da aeronave pouco evoluiu, mesmo que a empenagem em V (borboleta) tenha sido substituída por empenagem convencional. Além disso, aumentou-se a potência, para atingir os 285 ou 300 HP, e a capacidade passou para 6 (seis) lugares, incluindo o piloto.
O sistema elétrico de 24 volts foi implantado nos modelos Bonanza a partir da década de 80, viabilizando a instalação de quantidade maior de aviônicos de navegação, em relação aos modelos anteriores.
Com mais de 17 mil exemplares construídos, considerando todas as versões do Beech Bonanza, é o monomotor com trem de aterragem retráctil de produção mais elevada em todo a história da aviação. A robustez dessa aeronave continua a ser lendária, assim como o conforto da pilotagem e o bom acabamento.
Ficha técnica
- Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem : 850 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Capacidade: 1 (um) piloto e 5 (cinco) passageiros;
- Motorização: Continental IO 550 Aspirado (300 HP);
- Teto de serviço: 5.000 metros;
- Velocidade de Cruzeiro: 300 km/h;
- Consumo de combustível (MTOW): 65 Litros / hora (85% potência);
Fonte: Wikipédia
Airliners.net
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