sábado, 22 de outubro de 2011

HIDROAVIÃO


     Hidroavião é um aeroplano preparado para descolar e pousar ("amarar" ou "amerissar") sobre a superfície da água.
      Existem dois tipos principais de hidroaviões: os que têm flutuadores em lugar de rodas e o tipo nos quais a própria fuselagem faz o papel de casco. Contudo, existe também uma terceira categoria, a dos aviões anfíbios.

Aviões anfíbios

    Um hidroavião puro apenas pode decolar e pousar na água. As aeronaves que podem decolar e pousar tanto na água como em terra são, mais apropriadamente, designadas por "aviões anfíbios". Os aviões anfíbios apresentam um aspecto e características semelhantes aos Hidroaviões, apenas com a diferença de terem rodas para pouso em terra, além do casco ou dos flutuadores para pouso na água.

  • Beriev Be 200







  • Beriev Be 103






  • Dornier D-2 Seastar





Hidroaviões de flutuadores

      Os hidroaviões deste tipo utilizam flutuadores em lugar de um trem de pouso convencional, sendo que a sua fuselagem não chega a tocar na água. Normalmente estão equipados com dois flutuadores, mas alguns antigos hidroaviões deste tipo dispunham de um único grande flutuador colocado centralmente por baixo da fuselagem, auxiliado por dois outros menores debaixo de cada asa.

  • De Havilland Canada DHC-6-300 Twin Otter



  • De Havilland Canada DHC-3T Vazar Turbine Otter





Hidroaviões de casco

      Neste tipo de hidroaviões, a flutuabilidade é proporcionada pela própria fuselagem que tem a forma do casco de uma embarcação. A maioria dispôe de flutuadores menores nas asas que ajudam à sua estabilidade. Na língua inglesa, estes hidroaviões são conhecidos por "flying boats" (literalmente "barcos voadores").






Nenhum comentário:

Postar um comentário